free web hit counter

Você já criou alguma senha e esqueceu dois segundos depois? Ou já teve suas contas invadidas porque clicou onde não devia ou sem motivo aparente? Em pleno século XXI, nossas vidas giram cada vez mais em torno do mundo virtual. Isso pode ser tão vantajoso quanto desastroso. Já teve sua conta hackeada? Pois é, milhões de contas são violadas todo ano através de diversos métodos, inclusive por conta de phishing, vírus, ou até mesmo senhas fracas ou similares umas às outras. Por acaso sua senha tem seu aniversário ou o nome do seu animal de estimação de infância?

Por isso, hoje temos gerenciadores de senhas, um local seguro, e criptografado, de fácil acesso. Pode até parecer confuso um aglomerado de todas as suas senhas ser considerado seguro, mas essa genialidade permite organização e diversidade de senhas, uma vez que será mais fácil lembrar de todas elas e, portanto, permite muito mais opções.

Veja abaixo outras vantagens e dicas para evitar o violamento de contas:

  1. Não acredite em tudo que receber!

Documentos, links esquisitos em e-mails, mensagens de “parentes” ou “operadoras”, correio e seguradoras. Desconfie de todos! O roubo de dados pessoais com objetivos financeiros tem nome e cresce cada vez mais: a prática de Phishing é condenada pela legislação. Um exemplo bem conhecido é o falso boleto do plano de saúde. A vítima não percebe o erro até chegar no médico e descobrir que seu plano foi cancelado por falta de pagamento. A demora para notar o golpe e avisar as autoridades dificulta qualquer retorno financeiro possível e apreensão dos responsáveis.

Para evitar ocasiões como essa e prevenir-se de golpes, leia o tópico abaixo.

  1. Tenha pelo menos duas etapas de verificação!

Desde notificações de cartões de crédito e débito a aplicativos da seguradora no celular para verificação de informações são ótimas dicas para o rápido reconhecimento de golpes, especialmente Phishing. O próprio gmail envia notificações caso sua conta seja acessada em outro dispositivo, assim como o WhatsApp dispõe da dupla verificação, que permite a opção de proteger suas conversas privadas com senha.

A dupla verificação de contas, que vai além de senhas e palavras chaves, pode ser extremamente vantajosa na proteção cibernética.

  1. Obtenha proteção antiviral!

Assim como a internet e a defesa virtual foram evoluindo através dos anos, os ataques cibernéticos também desenvolveram novas táticas, aumentando sua força e capacidade de predação. As ameaças vêm de sites não seguros, wi-fi público, links, downloads e aplicativos que, a princípio, parecem inofensivos. Desse modo, é crucial a aquisição de softwares antivírus.

Mas tenha cuidado, alguns softwares são vendidos por meio de propaganda enganosa e não funcionam da maneira informada. Por sorte, alguns sites resumem as funções e benefícios dos melhores softwares antivírus disponíveis. Além disso, é preciso pesquisar muito sobre as funções de tais programas e quais são as vantagens de cada um (dentre elas: VPN, firewall, gerenciador de senhas, controle parental e proteção de dispositivos móveis), ressaltando que há centenas de antivírus disponíveis.

  1. Procure saber mais sobre VPN!

Você sabe o que é VPN? Do inglês “virtual private network”, a rede privada virtual garante proteção de identidade e anonimato nas redes. Mas por que isso é interessante? Quando sua conexão com a internet é estabilizada, sua navegação até o servidor pode ser interceptada e seus dados vazados e é nesse momento que o perigo apresenta-se. 

Contudo, a VPN garante a criptografia de suas atividades, garantindo a segurança de seus dados. Esse tipo de serviço é também muito usado no âmbito empresarial, especialmente quando há a coleta de dados sensíveis e pessoais de clientes. Mas cuidado, nem todo serviço de VPN garante o máximo de segurança e sempre há um risco, assim como não existe 100% anonimato.

Apesar disso, há outros grandes benefícios da VPN que devem ser ressaltados, como: o acesso de redes privadas, conexão com wi-fi público e acesso a conteúdos geolocalizados, que utilizam do endereço IP para o funcionamento do serviço, como bancos e serviços de streaming.

  1. Esteja atento à sua pegada digital!

Você sabe o que é pegada digital? São todas as informações, fotos e vídeos que deixam rastros pela internet. A superexposição nas redes está cada vez mais normalizada, especialmente entre as últimas gerações, que cresceram com youtubers e influencers postando cada detalhe de suas vidas nas redes sociais.

Além de prestar muita atenção onde navegamos, a privacidade torna-se indispensável na proteção de dados e senhas. Por exemplo, quem nunca colocou a própria data de nascimento na senha e depois postou uma foto no Instagram durante a comemoração do aniversário. Esses vestígios só servem de alimento para hackers. Por conta disso, pense duas vezes antes de postar ou comentar algo na internet, onde tudo torna-se rastreável e permanente.

Gerenciadores de senha

Agora, para esse tópico, é necessário atenção especial, uma vez que grande parte das violações de contas é facilitada pelo uso de senhas fracas e parecidas umas com as outras. Dessa forma, além das dicas acima, obter um gerenciador de senha é o maior e melhor conselho de todos. Tudo que você precisará fazer é lembrar da “senha mestra” para que, então, as outras estejam à sua disposição, formando uma espécie de “cofre” criptografado.

“Mas e se esse ‘cofre’ for arrombado?” Essa é a maior pergunta de todas, também o maior perigo existente. A princípio, um gerenciador de senha é a ideia mais estúpida já criada. Entretanto, os riscos envolvidos é exatamente o que faz um gerenciador de senha uma das melhores dicas de segurança cibernética já existentes.

Nesse contexto, as empresas reforçam sua defesa a fim de garantir proteção e satisfazer clientes atraídos pelos seus serviços. Desse modo, ao escolher o gerenciador correto, não se deixe ser enganado por falsas promessas de segurança e verifique os melhores aplicativos disponíveis que também permitem o resguardo de contas bancárias, endereços e documentos confidenciais.

Conclusão

Todo cuidado é pouco ao navegar na internet. Por isso, garanta já sua proteção antiviral, sua VPN e seu gerenciador de senha. A privacidade em um mundo cada vez mais conectado é essencial para manter-se seguro. Atenção e suspeita são duas aliadas contra crimes cibernéticos

Além disso, é importante escolher bem os serviços que contratar, para evitar fraudes e brechas de segurança. Tendo em mente os benefícios e dicas ressaltados, fique sempre seguro nas redes! Aprenda a criar mecanismos de defesa para o melhor aproveitamento da internet.

Quer aprender sobre SEO, Afiliados e Formas de ganhar dinheiro na Internet?

Se inscreva na nossa newsletter:

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Sanderson Moreira
Sanderson Moreira

Sanderson Moreira - Autor do Blog Empreenda Digitalmente, especialista em Marketing Digital e técnicas de SEO, atualmente noivo, tem como meta viajar e conhecer o mundo, afinal de contas, ele é grande demais para ficarmos em um lugar só!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.